ATENDIMENTO

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE

Segunda-Sexta 7h30-19h30

​Departamento de Assuntos Estudantis - DAE

Segunda-Sexta 7h30-22h30

ENDEREÇO

Av. XV de Novembro, 61 

Bairro: Aeroporto

Araranguá, SC. 88905-000

Tel: (48) 3311 5084

GESTÃO

Adriano Antunes Rodrigues - Diretor DEPE

adriano.rodrigues@ifsc.edu.br

Mozart Maragno - Chefe DAE

mozart@ifsc.edu.br

Orientações para Preenchimento dos Planos Semestrais de Atividades Docentes

 

1 - A AGENDA DOCENTE agora deve ser feita no Zimbra e é um controle oficial da instituição (veja aqui a Instrução Normativa 03 de 2017).                       

 

2 - DISCIPLINAS DIVIDIDAS

Existem duas formas de divisão de disciplinas (exemplo de uma disciplina de 40 horas):

(A) os professores participam juntos na sala: lançamento das 40 h no PSAD para todos os docentes. O sistema divide automaticamente em 2h por semana.

(B) professores entram em momentos diferentes: nesse caso, deve-se lançar apenas a carga horária de cada docente (ex: um lança 16h e outro lança 24h)... Para esses dois docentes do exemplo, o sistema divide por 20 semanas e lança 0,8h semanais para um e 1,2h semanais para o outro.

É na Agenda Docente que o professor vai colocar as datas que efetivamente vai ministrar tais aulas, pois o professor de 16 horas pode dar a disciplina em apenas 4 encontros e não em 0,8 horas semanais.    

                   

3 - PROJETOS INTEGRADORES (PIs)

Para os PIs, vale a mesma sistemática lançada acima (disciplinas divididas)... Isso ocorre pois os  docentes podem dar 10, 20, 30 aulas em um PI, mas muitas vezes lançam a carga horária cheia.

É importante lembrar que no máximo três docentes podem ser registrados como professores em uma disciplina. Logo, quando temos cinco docentes em uma disciplina (em um PI), até três podem lançar como carga horária em "1.1 Aulas". Os demais têm que lançar em "1.3 Atividades de Apoio ao Ensino" como "Coordenação, orientação e coorientação de projetos integradores"

Um detalhe importante. Quando você lança PI em “1.1 Aulas”, NÃO deve lançar em "1.3 Atividades de Apoio ao Ensino".

Cada docente participante do PI, pode escolher se vai lançar como “1.1 Aulas” ou no item “1.3... Apoio ao Ensino” (2h por PI e máximo de 4 horas no total de PIs).

Um professor que participa em três PIs pode lançar da seguinte forma: Até dois deles podem ser lançados em "1.3 Atividades de Apoio ao Ensino" (2h cada um, no tipo “Coordenação, orientação [...] de PIs” )... O Terceiro PI deve ser lançado em “1.1 Aulas”, sendo que devem ser colocados no PSAD apenas a quantidade de aulas que o professor vai ministrar no PI.

 

4 - ESTÁGIOS

As disciplinas de estágio devem ser lançadas como “1.1 Aulas” apenas para os pedagogos (na licenciatura) que ministram (organizam, articulam). Os orientadores e supervisores de estágios devem cadastrar em "1.3 Atividades de Apoio ao Ensino". Sendo permitido o máximo de 5 orientandos com 1h para cada um.

5 - TCCs

Só pode cadastrar o TCC em “1.1 Aulas”, o docente que coordena (organiza, articula) o TCC no curso/fase, esse docente normalmente lança 40h no PSAD (independente da CH total do TCC, que pode chegar à 200h no campus)... Orientadores e coorientadores devem lançar como "1.3 Atividades de Apoio ao Ensino", sendo 2h por orientação [máximo de 2 orientandos, (4h)] e 1h por coorientação [máximo três coorientações (3h)]

Uma prática de docentes que aceitam assumir muitas orientações é colocar menos tempo para cada orientando... Como o máximo em orientações de TCCs é 4h (2h por orientando), há docentes que assumem 8 orientações e colocam 0,5 hora para cada aluno. Isso prejudica do trabalho do docente e do aluno (o docente acaba deixando a desejar em outro aspecto, ou trabalhando muito mais do que 40 horas semanais)... Essa prática só é aceitável quando não temos, no curso, outros docentes disponíveis para orientação, do contrário, o professor nega aos colegas a possibilidade de iniciação ou produção científica e normalmente não consegue realizar/orientar os trabalhos com a qualidade desejada.

6 - COORDENAÇÃO DE LABORATÓRIOS

Coordenação de laboratórios devem ser lançadas no item “4.2 Designação”, com carga horária limite de 4h.

7 - GRUPOS DE TRABALHO

O limite máximo de carga horária para um GT é de 3h, mas o servidor pode participar de quantos GTs forem possíveis em 6h.

Não recomendo que um servidor participe em muitos GTs, por exemplo, 6 GTs com 1h para cada um, principalmente se tiver dificuldades de agenda para reuniões e atividades. Antes de lançar um GT no seu PSAD, certifique-se de que o mesmo será renovado. Muitos GTs não tiveram ou não relataram nenhuma atividade nos semestres anteriores.

 

8 - ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE MONITORES E BOLSISTAS

A carga horária para orientação e/ou supervisão de um bolsista ou monitor é de apenas 0,2h semanais. É bastante comum docentes superestimarem essa carga horária em seus planos.

 

Essas orientações são oriundas das normas institucionais, poucas estão acrescidas de nossa opinião ou interpretação. Muitas destas regras devem ser mudadas visando adaptar os documentos normativos às necessidades dos campi.

Adriano Antunes Rodrigues

Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now