ATENDIMENTO

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE

Segunda-Sexta 7h30-19h30

​Departamento de Assuntos Estudantis - DAE

Segunda-Sexta 7h30-22h30

ENDEREÇO

Av. XV de Novembro, 61 

Bairro: Aeroporto

Araranguá, SC. 88905-000

Tel: (48) 3311 5084

GESTÃO

Adriano Antunes Rodrigues - Diretor DEPE

adriano.rodrigues@ifsc.edu.br

Mozart Maragno - Chefe DAE

mozart@ifsc.edu.br

Recomendações para elaboração dos planos de ensino:

 

  • Importante registrar seu plano de ensino até a segunda semana de aula de cada semestre. É igualmente importante que este plano seja exposto aos alunos no início do semestre, de forma que os mesmos compreendam os aspectos conceituias e metodológicos do componente curricular. A apresentação do plano de ensino é um item da avaliação docente.

  • O plano deve ser preenchido da seguinte forma:

 

1. Competências e Habilitades: neste item devem ser expostos as competências e habilidades do componente curricular (C.C.), conforme consta no PPC do curso.

 

2. Ementa/Saberes: aqui devem ser expostos os conteúdos do componente curricular, conforme ementa do PPC.

 

3. Aspectos metodológicos:

 

3.1: Desenvolvimento: neste item deve ser detalhado como se dará o desenvolvimento do C.C., divisões, formato das aulas (expositivas, exercícios), saídas de campo, palestras, etc... é facultado ao docente escolher uma forma, mais concisa ou mais detalhada, para expor seu desenvolvimento, não é necessário explicitar, por exemplo, o número de aulas para cada conteúdo.

3.2: Recursos: aqui devem ser listados os recursos a serem utilizados na C.C., laboratórios, salas de aula, biblioteca, etc...

 

3.3: Avaliação: neste item devem ser expostos os pesos e mecanismos de avaliação (trabalhos, provas, exercícios, observação em atividades práticas, participação, etc...) a serem adotados na disciplina.

4. Referências: aqui o professor deve incluir as referências disponíveis, entre as citadas nos PPCs, mas também poderá acrescentar outras que julgar pertinentes. Artigos, filmes e sites, são exemplos de publicações dinâmicas que podem não estar nos PPCs.

5. Outras Considerações: item para observações e anotações que não estariam contemplados nos anteriores. Um possibilidade é manter o plano sem edições ao longo do semestre e usar este item para relatar algumas modificações implementadas na disciplina, ou mesmo relativas à turma. Isso permite que, em uma troca de docentes ou em uma disciplina posterior, outros docentes possam se apropriar de detalhes importantes sobre o desenvolvimento do componente curricular.

 Planos de Ensino 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now