Especialização em Educação

Científica e Tecnológica

Bem-vindo(a) à página do Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Aqui você encontra informações sobre estrutura curricular, linhas de pesquisa, projetos, calendário, entre outras.

Coordenação: Lucas Telichevesky, Mônica Knöpker, monica.knopker@ifsc.edu.br  Telefone: (48)3311-5087

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, foi lançado em 2016 e visa integrar professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática para que se tornem promotores de mudanças no contexto da sala de aula. 


Com um enfoque em temáticas atuais como experimentação no ensino, novas tecnologias, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), pesquisa na ação docente, pretende-se promover experiências de ensino inovadoras, além de reflexões e discussões acerca dos conteúdos e das alternativas didáticas envolvidas.

 

A partir dessa formação, o professor poderá desenvolver  atividades de ensino e aprendizagem, criar condições necessárias e alternativas possíveis ao desenvolvimento adequado do ensino de ciências e matemática.


O curso se destina aos portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, com formação dentre as diversas licenciaturas das áreas de Ciências e Matemática. Também se destina a profissionais diplomados em nível superior que trabalhem ou possuam interesse em atuar com educação científica e tecnológica e que lecionem no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.

OBJETIVOS

Os principais objetivos do curso de Especialização em Educação Científica e Tecnológica são:

  • Oportunizar aos professores das redes pública e privada de Santa Catarina o contato com discussões sobre a pesquisa em Educação Científica e Tecnológica.

  • Propiciar aos professores das redes pública e privada, e demais interessados, um espaço de discussão e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada e permanente;

  • Disponibilizar aos professores das redes pública e privada de Santa Catarina o espaço de discussão sobre a evolução do conhecimento tecnológico e suas aplicações;

  • Promover a discussão de tendências metodológicas atuais em cada uma das unidades curriculares oferecidas;

  • Favorecer o ensino interdisciplinar e contextualizado das Ciências e Matemática na educação básica, vislumbrando um processo de ensino e aprendizado mais atraente, motivador, pertinente e efetivo;

  • Contribuir para a formação de professores especialistas para atuarem na educação básica de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now